Encontre seu estilo preferido









Com dúvida em qual gênero melhor escreve?
Então, que tal repassar quais são as principais características dos gêneros mais populares?


Confira!



FICÇÃO FANTÁSTICA: a narrativa fantástica cria universos e personagens imaginários utilizando elementos distantes da realidade. Subdivide-se em grandes gêneros: ficção científica, fantasia, suspense/horror, e steampunk .



FICÇÃO CIENTÍFICA: também conhecida como sci-fi, SF (na língua inglesa) ou FC (em português), é a forma de narrativa que, desenvolvida a partir do século XIX,  faz reflexões sobre o impacto da ciência na sociedade e/ou indivíduos. Sua popularidade está diretamente ligada à ascensão da ciência moderna, em particular pela revolução das ciências da astronomia, física e medicina. Com frequência a FC utiliza o espaço exterior ou a tecnologia de aspecto futurista, previsões sobre a sociedade como consequência da viagem interestelar e o contato com outras formas de vida inteligente, seja na Terra ou em outros mundos, para ambientar narrativas de aventura e romance que combinam o impacto tecnológico com o questionamento comportamental.

Embora existam exemplos isolados da literatura de ficção científica desde a Idade Média (tal como a história Somnium (O Sonho) de Johannes Kepler (1571/1630), que descreve uma viagem até outro planeta; ou a Histoire Comique des ètats et Empires de la Lune, de Saviniem Cyrano de Bergerac (1656), que relata uma viagem à Lua e a forma como os Selenitas vêem os terrestres), considera-se que o gênero surgiu, conscientemente, no final do século XIX com os romances científicos de Júlio Verne (a ciência como invenção) e as novelas cientificamente orientadas e de crítica social de H. G. Wells.

A popularidade do gênero ganhou impacto a partir de 1926, quando Hugo Gerbsback lançou a revista Amazing Stories publicando contos de ficção científica, e em 1930, quando John W. Campbell lançou a revista Astounding Sciente Fiction, publicando contos e novelas de Isaac Asimov, Arthur C. Clarke, Robert A. Heinlin, entre outros. Após a Segunda Guerra Mundial, a FC acresceu sofisticação intelectual e ênfase em questões de fundo psicológico e social.




FANTASIA: a narrativa de fantasia usa a magia e outras formas sobrenaturais como o elemento principal do enredo. Combinada com a pesquisa histórica, tem como tema comum a forma medievalista, contando antigas lendas em formatos modernos. Distingue-se da ficção científica e do horror pela expectativa de afastamento dos temas científicos e do macabro. Possui largo espectro de estudo acadêmico e se comunica com uma série de disciplinas, desde estudos de história antiga e medieval, mitologia e simbolismos, arquitetura, arqueologia,, até as conexões políticas, históricas e de cultura popular. 

SUSPENSE/HORROR: a narrativa de suspense e de horror (literatura de pesadelo) é popular desde o século XVIII, e usa a experiência do medo como elemento principal do enredo. No SUSPENSE  predominam situações de expectativa e investigação, provocando uma tensão crescente. No HORROR predominam situações de confronto entre o bem e o macabro. Este gênero possui um subgênero nominado "literatura gótica", quando a narrativa é ambientado nas crenças medievais, utilizando seres sobrenaturais, castelos em ruínas, bosques sombrios e nobreza decadente para produzir o horror (como, por exemplo, as tradicionais histórias de vampiros).


STEAMPUNK: a narrativa Steampunk ganhou popularidade do final dos anos 1980 em diante, e se caracteriza por um futurismo antiquado com ambientação no passado, predominando a época e o estilo vitoriano (1837 a 1901), e um certo otimismo em relação ao potencial humano. Nesta ficção ambientada em um passado reinventado, a tecnologia moderna e/ou futurista é obtida por meio da ciência disponível na época, com máquinas extravagantes tais como computadores de madeira, robôs movidos a vapor e todo tipo de traquitana que remonte às obras pioneiras da ficção científica de Júlio Verne, H. G. Wells e seus contemporâneos.


ROMANCE/DRAMA: o romance conta histórias pela ótica da emoção humana. Gênero preferencial a partir do Romantismo, o termo "romance" foi assimilado como sinônimo de "histórias de amor", mas esta é uma definição ingênua. De fato, ROMANCE define um gênero narrativo (assim como a novela e o conto) que expõe problemas sociais e contextos de época. Apesar das críticas e do preconceito, o romance tem-se mostrado o mais adaptável dos gêneros literários, reinventando-se a cada geração.



CHICK LIT: chamam Chick Lit as narrativas voltadas às questões da mulher moderna, tratadas de forma leve, um texto que lembra um bate papo com a melhor amiga, numa visão charmosa  e divertida.  Geralmente escrito por e para mulheres, são histórias bem humoradas onde a protagonista, sempre do sexo feminino (de qualquer idade), enfrenta os dilemas e inseguranças do dia a dia típicos da sociedade moderna, muitas vezes tentando vencer no trabalho, encarando jornadas triplas, às voltas com seus problemas de peso ou dilemas amorosos.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário