CUMÉKISCREVE FICÇÃO CIENTÍFICA?

FICÇÃO CIENTÍFICA: também conhecida como sci-fi, SF (na língua inglesa) ou FC (em português), é a forma de narrativa que, desenvolvida a partir do século XIX,  faz reflexões sobre o impacto da ciência na sociedade e/ou indivíduos. Sua popularidade está diretamente ligada à ascensão da ciência moderna, em particular pela revolução das ciências da astronomia, física e medicina. Com frequência a FC utiliza o espaço exterior ou a tecnologia de aspecto futurista, previsões sobre a sociedade como consequência da viagem interestelar e o contato com outras formas de vida inteligente, seja na Terra ou em outros mundos, para ambientar narrativas de aventura e romance que combinam o impacto tecnológico com o questionamento comportamental.



Embora existam exemplos isolados da literatura de ficção científica desde a Idade Média (tal como a história Somnium (O Sonho) de Johannes Kepler (1571/1630), que descreve uma viagem até outro planeta; ou a Histoire Comique des ètats et Empires de la Lune, de Saviniem Cyrano de Bergerac (1656), que relata uma viagem à Lua e a forma como os Selenitas vêem os terrestres), considera-se que o gênero surgiu, conscientemente, no final do século XIX com os romances científicos de Júlio Verne (a ciência como invenção) e as novelas cientificamente orientadas e de crítica social de H. G. Wells.


A popularidade do gênero ganhou impacto a partir de 1926, quando Hugo Gerbsback lançou a revista Amazing Stories publicando contos de ficção científica, e em 1930, quando John W. Campbell lançou a revista Astounding Sciente Fiction, publicando contos e novelas de Isaac Asimov, Arthur C. Clarke, Robert A. Heinlin, entre outros. Após a Segunda Guerra Mundial, a FC acresceu sofisticação intelectual e ênfase em questões de fundo psicológico e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário